top of page

Giuseppe Scapinelli

arquiteto e designer

Um designer de origem italiana, nascido em 1891, era ao mesmo tempo um fabricante de móveis e varejista nos anos 50 e 60 em São Paulo.

Formado em arquitetura, Scapinelli se viu forçado após a Segunda Grande Guerra deixar seu país natal (Itália) em busca de novos horizontes.

De espírito aventureiro, chega ao Brasil no ano de 1948 instala-se na cidade de São Paulo, passando a trabalhar como arquiteto para o Conde Francesco Matarazzo.

Em 1950 abre um escritório e passa a trabalhar como arquiteto-decorador juntamente com uma excelente equipe de marceneiros também imigrantes.

Foi colaborador da revista Casa e Jardim durante muitos anos, em uma coluna chamada Scapinelli responde, onde chegou a indagar nos anos 50, "Por que há tanta monotonia e mau gosto na decoração de casas?"

Abriu uma galeria de mobiliário e design de interiores muito bem sucedida, a Margutta, localizada na Rua Augusta. Lá produzia, juntamente com marceneiros e artesãos mobiliário de alto padrão.

Infelizmente, com o passar dos anos, se viu obrigado a fechar a galeria pois o mercado exigia cada vez mais móveis de fabricação rápida e sem tanta qualidade. Assim, Scapinelli não trabalharia, seu compromisso com a qualidade e alto padrão dos móveis era muito grande e terminou por afastar-se do setor.

Arquiteto, designer de móveis, ceramista, fotógrafo, escritor e dono de restaurante, esse era Giuseppe Scapinelli, mais um ítalo brasileiro a brilhar como um dos pioneiros do mobiliário do Brasil.

Seu estilo é reconhecível pelas linhas curvas e formas suaves, muito longe dos principais projetos de seus colegas da época, e inspirado provavelmente pelo design italiano dos anos 40. Suas peças são muito bem trabalhada em madeira tradicional brasileira, principalmente Caviúna e Jacarandá. Dizia adorar o Jacarandá mas preferir a Caviúna pois trazia mais alegria aos ambientes.

Ele projetou e produziu muitas peças exclusivas para distintas casas de São Paulo.

algumas publicações

Obras de Giuseppe Scapinelli que estão ou que passaram pelo nosso acervo

bottom of page