top of page

Liceu de Artes e Ofícios

SP

A instituição foi criada em 1873 por um grupo de aristocratas pertencentes à elite cafeeira nacional que pretendia formar mão de obra especializada para uma futura possível industrialização do país, focando na instrução de pessoas para trabalharem nos segmentos da indústria e comércio.

Inicialmente, com o nome "Sociedade Propagadora da Instrução Popular", lecionavam-se cursos noturnos de alfabetização e aritmética para adultos e crianças. Passados sete anos, o Conselho Superior decidiu pela total reformulação da instituição e sua efetiva transformação em uma escola, adotando o modelo europeu dos Liceus de Artes e Ofícios (as Arts & Crafts Schools inglesas), que pregava a valorização do trabalho manual do artesão na indústria. Com a adoção do nome Lyceu de Artes e Officios, o novo modelo passa a ser exercido e são ministrados cursos de marcenaria, serralheria, gesso, desenho, entre outros.

Em uma de suas reformas curriculares e administrativas os alunos do Liceu (aprendizes) passariam a ser remunerados pelas obras que produziam e estas levariam a marca de qualidade do Liceu estampada e seriam vendidas por todo o País. Com este modelo, o LAOSP tornou-se autossuficiente e independente.

A produção industrial do Liceu prosperou nitidamente nos períodos de Guerras Mundiais, com o aumento do consumo de itens produzidos no país (devido à redução de importações). Neste período, passaram pelo Liceu nomes como Victor BrecheretAlberto Santos DumontAdoniran Barbosa. O Liceu se torna o principal divulgador e realizador de obras em estilo Art nouveau da cidade (e do país), como por exemplo do mobiliário do Teatro Municipal de São Paulo.

A partir dos anos 1950, com a adoção pelo país de um novo modelo de desenvolvimento, ocorreu a separação entre seção educacional. e a atividade industrial da instituição.

E foi justamente nesta época que o belíssimo design e fabricação do mobiliário moderno do Liceu veio à tona, além de outros destaques como a execução das esquadrias no MASP.

Neste período, por exemplo, se deu a execução de grande parte do mobiliário do Aeroporto Internacional de Cumbica.

Os móveis desenhados e produzidos pela área industrial do Liceu nos anos 50 e 60 são realmente especiais, com conforto e ergonomia, além da óbvia elegância e beleza na utilização das espetaculares madeiras brasileiras como o Jacarandá e a Caviúna.

Obras da Liceu que estão ou que passaram pelo nosso acervo

bottom of page